Seja para uma caminhada leve de uma hora na natureza ou um hiking desafiador que dure o dia inteiro, é fundamental que você esteja devidamente preparado para evitar perrengue e aproveitar ao máximo a sua day-trip com segurança e conforto. Então se liga nessas dicas valiosas e conheça alguns equipamentos para trekking de um dia – que não envolvem pernoite na trilha:
- Roupas: o que é o sistema de camadas?
O sistema de camadas nada mais é do que um conjunto de peças de roupas que nós vestimos em uma ordem específica na trilha, para nos mantermos termicamente confortáveis, sem passar frio e nem calor. É importante que você entenda qual a função de cada peça, principalmente em dias de frio.
Primeira camada:
Começando de dentro para fora, a primeira camada é a peça de roupa que fica em contato direto com a sua pele. Sua função será a de gerenciamento de umidade, absorvendo o suor e mantendo seu corpo seco e termicamente equilibrado. No frio, utilize uma blusa térmica (também conhecida como segunda pele), que são mais justas ao corpo, de material Polartec (sintético) ou lã de merino (fio natural). Para as pernas você também pode usar uma calça térmica, mas pense que se esquentar, será mais difícil tirá-la.
No calor, uma camiseta de material sintético como a poliamida funciona bem e esta poderá ser a única camada que você vai vestir.
Segunda camada:
A camada a seguir será responsável por reter o calor, para isso a recomendação é usar um agasalho de frio tipo fleece (tipo flanela leve e que segura bem o calor), ou então aqueles de plumas (de ganso ou sintético) e na parte de baixo uma calça de trekking.
Terceira camada:
Para finalizar mas não menos importante, a última camada é a que vai te proteger contra chuva e vento. A ideia é usar por cima das outras duas camadas uma capa de chuva que seja impermeável e ao mesmo tempo respirável (conhecida como Anorak). Evite capas de plástico, pois apesar de serem impermeáveis, você ficará molhado por dentro devido ao suor que fica retido.
Se a previsão no dia da sua saída não for de chuva uma jaqueta corta vento já resolve!
- Calçado: bota ou tênis de trilha?
Um item básico para qualquer trilha é o calçado. Os mais recomendados são os tênis de trilha (ou trail run), e a clássica bota de trekking.
Alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o seu calçado:
Peso: o tênis de trilha é mais leve. Por outro lado, a bota, mesmo que mais pesada, acaba dando mais segurança na caminhada devido ao cano mais alto que dá firmeza nos tornozelos, nesse caso para trilhas mais longas e com mochila pesada,o recomendado é que se use a bota, que pode ser de cano médio ou alto.
Aderência: por ser mais leve e maleável, o tênis tende a ter mais aderência do que a bota, mas isso depende muito da qualidade do solado. Hoje existem tecnologias avançadas como o Vibram ou Contragrip que garantem ótima aderência do calçado em diferentes tipos de terreno.
Impermeabilização: Até existem alguns tênis de trilha impermeáveis, mas por serem de cano baixo, é fácil entrar água por cima ao pisar numa poça d’água, então não ajuda muito. Pensando em manter os pés secos e mais confortáveis, uma bota impermeável é uma ótima opção, enquanto os tênis tem uma respirabilidade melhor e secam mais rápido caso molhem.
O veredito: se você pretende apenas fazer caminhadas de um dia, o tênis de trilha (ou trail run) irá te atender muito bem e tem a vantagem de ser mais leve e maleável. Se busca maior estabilidade e um calçado mais robusto e impermeável para trilhas mais longas e desafiadoras, então vale a pena investir em uma boa bota de trekking.
- Qual mochila usar em uma day trip?
Para uma trilha de um dia, a alternativa mais simples, barata e prática são as “sacochilas” (aquela que parece uma sacola, com alças finas para levar como mochila). nela você consegue carregar o básico, com por exemplo: água, lanche, uma jaqueta impermeável e outros itens pessoais.
Para trilhas mais longas o recomendado são as mochilas de ataque de 10 a 20L de capacidade com barrigueira – alças para para prender na barriga e deixar a mochila mais firme e confortável. Para complementar, muitas delas vêm com uma bolsa de hidratação para você colocar a água e uma mangueira saindo por cima da mochila que facilita bastante o acesso à água.
Se por acaso você for levar coisas mais pesadas e volumosas como por exemplo: equipamento fotográfico, material e alimentos para um piquenique, kit de primeiro socorros e etc, o ideal é utilizar uma mochila maior com 30L ou mais.
Lembrando que além dos destes equipamentos é fundamental que o trilheiro esteja equipado com uma garrafa de água (de 1 a 2 litros) e comida.
Agora que já sabe tudo sobre o sistema de camadas de roupas, o que levar em consideração na hora de escolher o seu calçado, qual mochila usar e o que levar nela, te convidados a embarcar na próxima day trip da Ravenala!
Conheça nossos roteiros e acompanhe o calendário de viagens pelo site!